
-
Arquitetos: archi5, bureau faceB
- Área: 3164 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Louis Duboys Fresney

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma Escola nas Árvores - Localizada em uma das entradas da cidade, a escola anuncia a renovação de Marly. A fusão das escolas Nelson Mandela e Louise Michel é um ato político poderoso, materializado por uma instalação escolar unificadora e emblemática. A paisagem verde é a base do projeto. Uma escola focada na natureza, cercada por árvores.

O layout do edifício pode ser interpretado de várias maneiras. Dois ramos se estendem e se encontram como um só em direção ao coração do parque. Um vem do leste, o outro do oeste, como os alunos. Esta junção divide a parte sul do parque em dois playgrounds correspondentes às duas escolas, infantil e primária.

O desafio para o complexo escolar é se engajar com a cidade, o mundo exterior, enquanto cria um interior protegido para as crianças. O projeto se desenvolve em um jogo de curvas e contracurvas ligando os diferentes elementos do programa e os espaços externos associados.


Através de suas formas suaves, materiais nobres e abordagem ecológica das instalações escolares focadas na natureza, o projeto expressa a ambição da cidade: educação de qualidade para todos, atenção ao patrimônio construído compartilhado e à ecologia, e o início de uma nova era.

O projeto é estruturado em torno de dois materiais: uma base de concreto revestida com tijolo mineral, proporcionando uma fundação sólida em contato com o espaço público, e um volume de madeira com fachadas e isolamento de fibra de madeira, cuja leveza reforça a imagem da escola nas árvores.

Programa - Construção de um complexo escolar: 12 salas de aula do ensino fundamental, 6 salas de aula da educação infantil, uma cozinha para reaquecer 165 refeições/dia, atendimento pós-escolar, uma sala multiuso, sala de habilidades e biblioteca fazem parte do complexo. Paisagismo: desenvolvimento do parque, pátio arborizado, pátio-oásis e playground, áreas sombreadas, hortas educacionais na cobertura e patrimônio vegetal.










